Reconstrução Mamária Pré-Peitoral
Nos últimos anos, a Reconstrução Mamária Pré-Peitoral surge como uma excelente técnica para a reconstrução pós-mastectomia, pois esta técnica poupa todo o músculo peitoral maior, que rotineiramente é desinserido e descolado das costelas para recobrir o implante mamário durante a técnica convencional submuscular. Nesta técnica, ocorre a preservação total da função do músculo peitoral maior, sendo que o implante de silicone fica posicionado na frente do músculo peitoral , resultando em redução tanto da dor aguda no pós-operatório imediato quanto da dor crônica no pós-operatório tardio, diminuição da deformidade mamária durante a elevação dos membros superiores, menor tempo cirúrgico e em alta satisfação da paciente.
A Reconstrução mamária Pré-peitoral, requer um processo rigoroso de seleção da paciente, tendo em vista as comorbidades, tabagismo, radioterapia prévia, espessura da camada subcutânea, viabilidade da pele e flacidez cutânea, além de critérios oncológicos como a localização e tamanho do tumor.
Além disso, requer uma experiência do mastologista para confecção de retalhos com espessura cutânea adequada, homogênea e com boa perfusão durante a mastectomia, propiciando uma excelente cobertura do implante mamário. Como os músculos peitorais são poupados, as pacientes submetidas a esta técnica podem receber alta hospitalar em menos de 24 horas, com redução da dor pós-operatória quando comparada a técnica padrão com a reconstrução submuscular e com retorno mais rápido às atividades físicas.
Portanto, a Reconstrução Mamária Pré-Peitoral mostra uma técnica segura e promissora com inúmeros benefícios e com a mesma segurança oncológica da técnica convencional em pacientes selecionadas com câncer de mama.
Dr. Maximiliano Kneubil - CRM 36430
Mastologia e Cirurgia Reconstrutora da Mama